No sábado (21), Dia D da campanha, casal conversou com o público nos shoppings Eldorado e Taboão, em São Paulo; Entidades médicas apoiaram iniciativa que esteve em 44 centros de compras do Brasil
A terceira edição da campanha "De Olho nos Olhinhos", criada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, realizou o Dia D no último dia 21 de setembro, em 44 shoppings da Rede ALLOS em 30 cidades do Brasil. A mobilização nacional reuniu médicos voluntários, diversos profissionais e estudantes da área da saúde, além de entidades médicas e científicas em torno de uma grande causa: espalhar a informação da importância de levar bebês a consultas com um oftalmologista. Isso pode levar ao diagnóstico precoce do retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos e que é o tumor ocular mais frequente na infância. Se for descoberto cedo e tratado adequadamente em centros de referência, a chance de cura é de aproximadamente 90%.
"Neste ano, conseguimos promover uma grande ação nacional para que as pessoas saibam da importância de levar os bebês a consultas regulares com um oftalmologista. Precisamos reforçar a mensagem de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do retinoblastoma e pode evitar que as crianças percam a visão e até mesmo a vida. Além disso, há várias outras doenças oculares que só uma consulta com um oftalmologista pediátrico pode identificar e as famílias precisam ter esse hábito”, afirma Tiago Leifert.
"Esse dia de mobilização nacional só foi possível graças ao apoio de marcas, centenas de parceiros, médicos e profissionais da saúde voluntários de todo o Brasil, e nós ficamos muito felizes, gratos e emocionados por essas parcerias que nos ajudaram a levar as mensagens da "De Olho nos Olhinhos" a mais lugares, alcançando mais gente. E agora começa a parte mais importante do nosso trabalho, que é acolher e ajudar as famílias e crianças que forem diagnosticadas", explica Daiana Garbin. Alguns momentos do dia podem ser vistos AQUI e AQUI.
A "De Olho nos Olhinhos" se transformou em ONG para espalhar informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, além de atuar no auxílio de famílias do Brasil inteiro para que encontrem médicos, realizem os exames necessários e cheguem aos centros de referência nos casos de diagnósticos confirmados. Desde o início da terceira edição da campanha, no dia 11 de setembro, o e-mail de contato da ONG recebeu dezenas de mensagens com pedidos de informação e fotos de crianças com suspeita de retinoblastoma. Alguns desses casos já foram confirmados e encaminhados para centros de referência.
Os sintomas mais comuns da doença são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Em 2024, campanha atinge 600 municípios e chega a estádios de futebol e farmácias; Lua foi homenageada em jogo do Vasco da Gama
Em 2024, a campanha começou no último dia 11 e segue até 12 de outubro, em pontos físicos e também em mobilização nas redes sociais. Durante as próximas semanas, Daiana Garbin vai publicar vídeos em seu canal no Instagram (@garbindaiana) e Youtube (@daianagarbin) entrevistando médicos.
Neste ano a "De Olho nos Olhinhos" chegou a mais de 600 municípios com materiais em 3.100 farmácias da RD Saúde (Raia e Drogasil). As fraldas DryLock cederam espaço estratégico na embalagem, com QR Code e logo da campanha. A Eletromidia segue parceira da campanha disponibilizando espaços estratégicos em pontos de ônibus, metrô, aeroportos e elevadores residenciais e comerciais. E a Itabus envelopou um ônibus no Rio de Janeiro com a mensagem da campanha.
O futebol também abraçou a causa por iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de clubes. Placas de publicidade operadas pela BRAX nas Séries A e B do Brasileirão, Copa do Brasil, Seleção Brasileira e Campeonato Feminino mostraram a mensagem da campanha no pré-jogo e intervalo. O Palmeiras cedeu espaço na sua camisa no jogo contra o Criciúma e as placas eletrônicas do Allianz Parque.
A rodada do fim de semana de 21 e 22 de setembro teve ações em quatro partidas: Corinthians e Atlético Goianiense, São Paulo e Internacional, Vitória e Juventude e Vasco da Gama e Palmeiras. Nesses jogos, as equipes posaram para fotos com a faixa da campanha e as crianças usaram camisetas especiais. O Vasco ainda foi além: colocou o patch da "De Olho nos Olhinhos" ao lado do escudo do time e estampou a camisa com nomes de crianças em tratamento, uma delas foi Lua, filha de Tiago e Daiana, que apareceu na camisa 99 do centroavante e ídolo do time Pablo Vegetti. No dia seguinte as peças foram para leilão no site da PLAY FOR A CAUSE e toda a renda será revertida ao GRAACC.
E neste ano a campanha ganhou um novo integrante: o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença - o olho de gato - que está nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.
Além disso, a "De Olho nos Olhinhos" apoiou várias iniciativas: em 13 de setembro foi o dia especial de atendimentos promovido pelo Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina e Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Neste mutirão foram atendidas 172 crianças, com a realização de 516 exames por 40 médicos voluntários.
Em 16 de setembro, Tiago e Daiana participaram de uma palestra no Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) voltado para mães, gestantes e equipe multiprofissional da área de saúde do PECP. E no dia 19 de setembro, os jornalistas estiveram no Rio de Janeiro/RJ para participar de ação promovida pela TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer -, em que a estátua do Cristo Redentor foi apagada para chamar atenção para o retinoblastoma.
Encerrados os eventos presenciais, a partir de agora a campanha segue nas mídias até 12 de outubro.
Sobre a De Olho nos Olhinhos e apoiadores
De Olho nos Olhinhos é uma campanha sem fins lucrativos e conta com a ajuda de diversos profissionais que abraçaram a causa e trabalham de forma voluntária. A criação dos materiais ficou sob responsabilidade da agência Ogilvy, uma empresa do grupo WPP, maior conglomerado de publicidade do mundo, que também cedeu o talento de seu braço de produção audiovisual, a Hogarth. A Sailor Studio é a responsável pela ilustração do gatinho "Flash" e também pela animação 2D e edição dos vídeos com o novo mascote da campanha. Além disso, a Pridea Comunicação assumiu a parte de imprensa e Relações Públicas da campanha. A execução dos eventos está a cargo da agência 828.
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), GRAACC, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).
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