top of page
Revista Mídia - Guaxupé- 980x250px.jpg
Portal_Midia_Brasil_980x230px.jpg

Tecnologia, clima e manejo em pauta no Dia de Campo CVT Café 2025


 

Evento reuniu mais de 200 produtores em Guaxupé/MG para troca de conhecimentos e práticas sustentáveis na cafeicultura

 

Produtores rurais participaram do Dia de Campo CVT Café 2025, em Guaxupé/MG, nesta terça-feira, 15 de abril. O evento reuniu conhecimento, inovação e práticas sustentáveis voltadas à cafeicultura. Realizado das 8h às 12h, no Centro de Validação Tecnológica (CVT) da Fazenda Experimental do IFSuldeMinas, o encontro abordou temas como novas cultivares, mecanização, uso de drones e clima, o que reforça a importância da atualização técnica para o sucesso da produção cafeeira.

 

A iniciativa é uma parceria do Sistema Faemg Senar, Cooxupé, Centro de Validação Tecnológica do IFSuldeMinas e do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé. Pelo menos 230 cafeicultores participaram do evento, demonstrando o grande interesse da comunidade em aprimorar conhecimentos e buscar soluções modernas para os desafios da lavoura. Além de produtores de Guaxupé, compareceram participantes de diversas cidades, como Alpinópolis, Campestre, Juruaia, Machado, Nova Resende, São José da Barra, entre outras.

 

As atividades foram organizadas em quatro estações temáticas, montadas nos cafezais da Fazenda Experimental. Em cada tenda, os palestrantes orientaram grupos de produtores que se revezavam entre as apresentações, garantindo a participação de todos.

 

“O Dia de Campo CVT Café é a oportunidade de passarmos para os produtores os resultados que nós tivemos quanto à questão da produtividade das cultivares e outros aspectos relacionados à cafeicultura”, explicou o professor Felipe Campos Figueiredo, coordenador do Centro de Validação Tecnológica.

 

“O Sistema Faemg Senar acredita que Dias de Campo como esse são fundamentais para a difusão de novas tecnologias. Essas tecnologias, uma vez implementadas nas propriedades rurais, vão proporcionar melhores resultados produtivos e, consequentemente, financeiros”, destacou o analista técnico Francisco Fernandes, que representou o Sistema Faemg Senar.

 

Novidades

Na estação dedicada ao tema “Cultivares de Café”, a supervisora do CVT Café, Eduarda Oliveira Albano, apresentou as principais novidades em variedades que aliam resistência a doenças, alta produtividade e qualidade dos grãos, oferecendo alternativas promissoras para o campo.

 

“Na Fazenda Experimental e no Centro da Validação Tecnológica trabalhamos com validação de produtos voltados para o setor do café, setor de cereais e também com a parte de validação de cultivares de café das diferentes instituições de melhoramento do país”, explicou Eduarda.

 

Já Jessica Elaine Silva, engenheira agrônoma e consultora técnica comercial da Cooxupé, no núcleo de Carmo do Rio Claro/MG, conduziu a estação sobre “Cuidados na Pulverização com Drones”, que ressaltou como essa tecnologia vem transformando a forma de aplicação de insumos, com mais precisão, economia e menor impacto ambiental.

 

A mecanização em áreas com relevo acidentado foi tema abordado na estação “Mecanização na Montanha”, com o engenheiro agrônomo Rodrigo Moreira Albano, do Departamento de Geoprocessamento da cooperativa. A palestra apontou soluções que viabilizam o uso de máquinas mesmo em terrenos desafiadores, aumentando a eficiência e reduzindo custos de produção.

 

Fechando o circuito, o coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Guilherme Teixeira, apresentou uma análise das “Condições Climáticas para a Safra 2025”. Ele demonstrou a importância do monitoramento climático e de estratégias de adaptação para minimizar riscos e garantir boa produtividade.

 

Rentabilidade

O gerente de Desenvolvimento Técnico da cooperativa, Mário Ferraz de Araújo, destacou o foco na rentabilidade. “Esse Dia de Campo é muito importante porque, através de palestras e demonstrações, podemos mostrar para os cafeicultores as melhores tecnologias para eles empregarem em suas lavouras, de modo a aumentar sua produtividade, mas com rentabilidade”, destacou.

 

O evento contou também com a presença do presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, que encerrou as atividades ao lado de produtores e técnicos.

 

“Quero agradecer à equipe do IFSuldeMinas e do Senar pela parceria nessa área de conhecimento, inovação e aprendizado. Somos uma grande família e a união da cooperativa com essas importantes entidades reforça o compromisso da Cooxupé com a valorização do conhecimento técnico dos produtores rurais e com o fortalecimento da cafeicultura regional”, ressaltou o presidente.

 

Difusão de conhecimento

Organizadores e participantes do Dia de Campo CVT Café consideraram que o evento foi um sucesso por reforçar o papel de Guaxupé como referência nacional na produção de café, além de ser um polo de difusão de conhecimento e tecnologia para o campo.

 

O produtor Jerry Castro, de Juruaia/MG, já participou de outras edições e voltou por ter gostado dos conteúdos apresentados. “É um evento que sabemos o que está acontecendo com os pesos de café, qual variedade devemos plantar, qual não devemos e o que é o melhor para a nossa cafeicultura. Esse Dia de Campo é muito importante”, defendeu.

 

A cafeicultora Maria José Lopes também aprovou o encontro. “Aprendemos muito e levamos bons conhecimentos cada vez que participamos de uma palestra”, concluiu.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

Formulário de Assinatura

  • generic-social-link
  • facebook
  • instagram
  • twitter

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 98847-1300 - Guaxupé  MG

bottom of page