Por Dra. Rita Queiroz Sabbag, farmacêutica
A síndrome pós-Covid é uma doença nova? Suplementação nutricional e reposição vitamínica podem contribuir? Vacinados que se infectam podem ter pós Covid? Os danos são permanentes? Podemos usar o termo sequelas?
Felizmente, a maioria é passageira. O termo sequela é controverso uma vez que remete a algo sem conserto.
A chamada síndrome pós-Covid é considerada uma condução inflamatória multissistêmica e difusa, estando associada a problemas no sistema musculo-esquelético e no sistema nervoso central.
As causas para essas ocorrências ainda não são totalmente conhecidas, porém a síndrome pós Covid costuma estar relacionadas aos casos mais graves da doença.
Memória (lapso de memória e linguagem), anemias, alterações hepáticas, sensação de cansaço, fadiga, queda de cabelo, dor de cabeça, perda de olfato e paladar. Depressão e ansiedade, Fadiga crônica.
Quais as melhores estratégias para conter os sintomas e promover recuperação rápida? Infelizmente, ainda não existem medidas oficiais para prevenção da síndrome pós-Covid. Porém, a melhor estratégia para conter os sintomas e promover a recuperação é o acompanhamento multidisciplinar.
Assim, mais do que nunca, a atenção primária a saúde é fundamental para que a população vença a pandemia e também as possíveis sequelas causadas pela infecção.
Os esforços devem envolver abordagem contínua e integrada de diversos profissionais da saúde, incluindo médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e farmacêuticos.
A Farmácia de Manipulação Queiroz tem a obrigação de orientar os pacientes sobre o autocuidado, fornecer medicamentos prescritos com alta qualidade e confiabilidade além de colocar a disposição destes especialistas nossas linhas de suplementos vitamínicos e nutricionais visando recompor a capacidade do organismo de se defender de invasores (vírus, bactérias e fungos).
CLIQUE AQUI e saiba mais.
A autora é formada em Farmácia Bioquímica, pós-graduada em Cosmetologia, Homeopatia e Manipulação. Possui MBA Nacional e Internacional em Cosmetologia. É diretora da Farmácia de Manipulação Queiroz.
Comments