Ronaldo Scucato é o presidente do sistema Ocemg - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais. É cooperativista atuante no segmento há mais de 60 anos, tendo sido vice -presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Ele também exerce função de conselheiro na Unidade Nacional do Cooperativismo Brasileiro e em diversos órgãos representativos do setor. Para ele, o cooperativismo é um segmento sólido e eficiente. Um movimento que tem em seu DNA o compromisso com o desenvolvimento.
“Estamos falando de um sistema pautado por valores e princípios que unem pessoas em torno de objetivos comuns. E, nesse horizonte, os autênticos cooperativistas não caminham sozinhos, seguem firmando e consolidando parcerias frutíferas, com o propósito de ampliar o diálogo no que se refere à defesa dos interesses do setor”, explicou.
Em entrevista à REVISTA MÍDIA, Scucato disse que Guaxupé não é apenas uma cidade diferente mas as pessoas atuam nela é que são diferenciadas. “Precisamos respeitar e aplaudir essa diferença, porque se você não aceitar as diferenças como as pessoas são, você acaba matando a diversidade. Guaxupé é um exemplo no cooperativismo brasileiro desde Isaac Ferreira Leite, meu saudoso amigo. Sou decano no cooperativismo brasileiro, segmento que atuo há 72 anos. E, em Guaxupé, temos exemplos maravilhosos de cooperativas”, enfatizou.
Ele cita o sucesso cooperativista da Escola Interativa, que tem na Coopeg sua mantenedora. “A presidente Beatriz Antonelli, por exemplo, na cooperativa educacional, é um exemplo e uma referência que deveria ser divulgado no mundo todo. Isso porque o conhecimento e a educação são da mais alta importância”.
Ele prossegue afirmando que o espírito educativo do conhecimento está impregnado também na Cooxupé. “Eu tenho, no Conselho da Ocemg, a participação do meu amigo Carlos Augusto. Carlos Paulino da Costa também já foi o meu conselheiro. Tive a oportunidade de verificar, de certificar o cooperativismo guaxupeano, sua ação, sua cooperação, a vontade de fazer bem feito, a transparência e a ética nos negócios. Então, estão de parabéns. Eu não posso falar nada mais sobre Guaxupé do que aplaudir e dizer em alta voz: viva Guaxupé!”, concluiu.
Komentáře