Prêmio Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, reconhece as melhores gestões municipais em seis pilares
A cidade de Guaxupé foi destaque no prêmio Cidades Execelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila. Guaxupé foi vitoriosa na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e recebeu a láurea no último dia 9 de novembro, em Belo Horizonte. Representando o prefeito Heber Quintella, estava a secretaria de Desenvolvimento Social, Renata Fernandes, que recebeu a premiação.
Um compacto de uma hora com os melhores momentos da premiação será exibido no dia 19 na TV Band Minas.
A cerimônia reconheceu, dentre os 853 municípios mineiros, aqueles que se destacaram neste ano de 2023 em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios foram avaliados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da sua população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
Além dos ganhadores por pilar em cada categoria, houve ainda uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional.Os municípios concorreram em todos os seis pilares do prêmio e na nota geral IGMA. No total, foram 44 cidades finalistas durante o evento, que foi realizado no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, foram reconhecidos os municípios que agregam projetos propulsores para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuem para a qualidade de vida da população.
A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, ela consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila.
Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA final e do pilar no qual os projetos estão inseridos.
A participação no Prêmio Band Cidades Excelentes é automática, mas não obrigatória. Não concorreram municípios bloqueados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI – há mais de 60 dias.
Comentários