top of page
Banner_1800X430px_Gerente_300dpi.jpg
consórcio 980x250.jpg
Da Redação

EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ANTES DA VOLTA ÀS AULAS



ARIANI BARBOZA*


As avaliações são ferramentas utilizadas há muito tempo, como forma de verificar se os alunos assimilaram os conteúdos estudados em sala de aula, bem como seus desenvolvimentos cognitivos. A avaliação diagnóstica na retomada das aulas é mais uma aliada que auxilia no acompanhamento da aprendizagem.


Existem vários tipos de avaliação, aplicadas de acordo com objetivos específicos, sendo que os principais são: avaliação somativa, avaliação formativa e avaliação diagnóstica.

Entretanto, especialmente em tempos de pandemia, apenas atribuir uma nota ao desempenho dos estudantes tornou-se ineficaz para o processo de ensino e aprendizagem, que deve ser pensado de forma ampla, considerando a formação integral dos alunos e não somente a cognitiva e intelectual.


O processo avaliativo, para ser produtivo, deve auxiliar o aluno em sua trajetória educacional e estimular seu desenvolvimento, como um instrumento de base para si e para o trabalho do professor.


Por isso, a avaliação diagnóstica pode ser uma importante aliada na retomada das aulas, uma vez que é capaz de ajudar a mapear os pontos fortes e as dificuldades de cada aluno, principalmente em relação ao seu desenvolvimento durante o ensino remoto.

Além disso, ela atende ao objetivo do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, de modo a garantir uma formação humana integral, e não só acadêmica.


O que é avaliação diagnóstica?


É uma ferramenta que colhe dados acerca do nível de desenvolvimento da criança, considerando o repertório prévio que adquiriu, tornando possível avaliar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.


Com a avaliação diagnóstica, é possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno na assimilação do conteúdo, a fim de conhecer sua realidade e analisar seu grau de domínio sobre as competências e habilidades – acadêmicas e pessoais – necessárias.


O intuito é utilizar as informações obtidas para a elaboração de estratégias pedagógicas que busquem superar os desafios e garantir a assimilação, por parte dos alunos, dos conteúdos ministrados em sala de aula, para que todos acompanhem o processo.


De modo geral, os objetivos desse tipo de avaliação são:
  • Verificar as necessidades de desenvolvimento dos alunos;

  • Identificar as causas de dificuldades de aprendizagem;

  • Embasar o trabalho do professor.


A avaliação diagnóstica costuma ser aplicada antes início do ano letivo, pois permite a identificação do que os alunos já sabem, possibilitando que o professor realize o planejamento com base nessas informações.


Porém, ela também pode ser aplicada em outros períodos do ano, conforme a necessidade, visto que é uma forma de averiguar se as atividades propostas estão tendo o resultado esperado. Na retomada das aulas presenciais, ela é importante para identificar as dificuldades de avanço dos alunos no período de isolamento social.


O neuropiscopedagogo analisará os resultados e, caso estejam abaixo do esperado é possível reformular as estratégias para recuperar o desempenho dos alunos no ano letivo que está para começar.


Os resultados da avaliação oferecem um diagnóstico da criança e a identifica quais áreas precisam de maior orientação, permitindo a elaboração de um plano de ação com intervenção neuropsicopedagógica para atender a essas necessidades.


Um aspecto importante da avaliação diagnóstica, que a difere das demais formas de avaliar, é a prevenção, pois ela prevê as dificuldades e permite a realização de intervenções imediatas.


*Graduada em Pedagogia pelo UNIFEG-Guaxupé, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP-FGV-RP. Possui Extensão em Neuropsicologia, Consciência Fonológica, Neurociência e Alfabetização. É especialista em aplicação do teste DENVER. É membro titular da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia - SBNPp.

Clínica Neuroviver

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255 - Sala 5

Edifício Minas Shopping

Telefone: (35) 3551-2040

Guaxupé - MG

Komentar


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page